quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Sevilla 0 X 1 Real Madrid

O Real Madrid conquistou uma importante vitória diante do Sevilla hoje pela Copa do Rei da Espanha. Jogando a partida de ida fora de casa os comandados de José Mourinho apresentaram um controle psicológico e uma eficiência fundamentais para o êxito em copas. Com um bonito gol de Benzema após ótima jogada coletiva reavivou mais uma vez as esperanças e apostas no atacante francês que agora disputará vaga com o togolês Emmanuel Adebayor recém-chegado de empréstimo do Manchester City.

Em jogos de copa é sempre fundamental que todos joguem com intensidade e foco cada minuto, já que a qualquer momento você pode jogar fora a oportunidade de passar adiante e ser eliminado por não marcar gols importantes. No primeiro tempo o Real Madrid entrou em um campo fervendo de fanatismo vindo da arquibancada do Ramón Sánchez Pizjuán, estádio do Sevilla. A equipe branca, aliás, vestida de preto, começou o jogo com uma formação diferente da que vinha jogando: Khedira na direita, Xabi Alonso no meio e Lass compunham um trio de meio campistas defensivos a frente da defesa do Real. Este 4-3-2-1 ainda não havia sido testado por José Mourinho, mas parecia que o técnico português tinha feito uma preparação especial para esta partida. Notava-se que cada jogador do Real estava seguro em campo, sabendo onde estar, para onde ir e logo se via uma troca de passes rápidos e espertos, poucos ou talvez nem um cochilo por parte da defesa merengue pode ser notado também.

O estádio influenciava cada decisão da arbitragem, para bem (pró-Sevilla) ou mal. Notava-se uma irritante pressão em cada lance o que deixava o clima já naturalmente tenso, ainda mais quente. O frustrado Sevilla começava a reclamar acintosamente a arbitragem e no último minuto do primeiro tempo teve um lance inusitado que só contribuiu ainda mais para a equipe da casa “chorar” contra juiz e bandeira. Tratou-se de uma tirada providencial de bola do defensor Raúl Albiol. O espanhol deitado dentro do gol e relativamente rendido no lance conseguiu em uma questão de milésimos de segundo, com os dois pés, retirar a bola que já havia ultrapassado uns 85% da linha do gol. Como a regra diz que se não ultrapassar completamente a linha não é gol, o juiz acertadamente e com auxílio do bandeira, anulou o gol do brasileiro do Sevilla, Luiz Fabiano. “Salvos pelo gongo” o arbitro e o Real Madrid, foram ao vestiário sem terem tempo de ser pressionados pelo Sevilla e seus torcedores.

No segundo tempo o Real Madrid surpreendentemente dominou mais a partida e colocou o Sevilla na roda por grande parte da etapa derradeira. Alguns ajustes de posicionamento e substituições alteraram a formação do Real e a equipe respondeu ainda melhor dominando o adversário em seu estádio. Pena que não converteu esse domínio em uma vantagem ainda maior no placar. Foram enumeras chances desperdiçadas, por exemplo, uma linda bicicleta de Sergio Ramos passou perto por cima do gol. Um contra ataque em que Cristiano Ronaldo e Özil perderam uma chance incrível dentro da pequena área com o goleiro batido, já que um atrapalhou o outro. O Sevilla por sua vez nos minutos finais ainda tentou empatar, mas o Real conseguiu com organização, foco e uma pitada de sorte evitar o empate, com isso assegurar uma ótima vantagem para o jogo de volta.

Lembramos que a Copa do Rei da Espanha valoriza o gol no campo do adversário, dessa maneira ao que parece o Real Madrid tem ótimas possibilidades de passar para a final da competição, mas claro precisa entrar no jogo da volta com a mesma organização e eficiência apresentada nesta partida de ida.

Escalações

Inicial

inicial

Final

final

Vídeo

Fontes: Marca.com e Realmadrid.com

Um comentário:

  1. Cara, eu vi em uma camera do AS e fiquei com a impressão que a bola ultrapassou toda a linha. Mas, é como eu digo, se o juiz não apontou o meio, não é gol.

    E o Benzema hein?! Bastou chegar concorrencia para ele decidir dois jogos seguidos. Será que agora ele reencontra o futebol esquecido lá no Lyon?!

    Abraços!

    VISCA EL BARÇA!!!

    ResponderExcluir