sexta-feira, 18 de março de 2011

A Voz Madridista de Marcelo Lobo–18/03/2011

UEFA Champions League, e agora?

gráficoSIMPLESO Real Madrid sonhou, se planejou, jogou e finalmente passou das tão malditas oitavas de final da UEFA Champions League. A pergunta mais importante para o clube nesse momento é: e agora?

José Mourinho, nosso tão elogiado treinador não chegou ao posto de melhor técnico do mundo atoa. Provou no campo, com trabalho e planejamento, o que muito faltava ao Real Madrid. A resposta chave desta pergunta no título da coluna de hoje Mourinho já começou a dar em suas declarações após o jogo das oitavas. O português é bastante direto, sincero e por vezes, a meu ver, mal interpretado por arrogante. Ele não fala de outra coisa a não ser trabalho.

O Real Madrid ao longo dos 6 anos que foi desclassificado da competição nas oitavas chegava com muita qualidade individual, mas pouca coletiva. Sempre apresentava um futebol emperrado, não fluía com a mesma constância que vem apresentado, quando José Mourinho expressou as palavras de que “é normal o Real Madrid chegar nas quartas” e seguiu comentando que “o estádio Santiago Bernabéu ainda pode ser mais influente nos momentos importantes” ele está trabalhando o psicológico. Quando se está em um momento crucial como este a tendência é que os jogadores sintam um dever cumprido apenas por terem passado de fase, Mourinho provavelmente sabe disso, por isso apresenta palavras de quem ainda não está satisfeito. É lógico, não acha? De que adianta passar para as quartas achando que conquistou alguma coisa?

Acredito que o Real Madrid enfrentará algumas dificuldades contra o Tottenham, mas jogando o que jogou contra o Lyon e até um pouco melhor, processo natural devido aos jogadores se encontrarem em uma fase melhor no terreno de jogo, talvez consigamos chegar as semifinais. O clube londrino é perigosíssimo, conta com um ótimo elenco e um meia ofensivo muito conhecido pelos madridistas, Rafael Van der Vaart. As jogadas pelos flancos preocupam a defesa do Real e se contra o Lyon, ao meu ver um nível abaixo do Tottenham já sofreu, imagina contra os Londrinos especialistas nas triangulações laterais, se Bale estiver apto a jogar e o Tottenham for menosprezado o Real tem grandes possibilidades de ser eliminado. Para evitar isso é preciso apresentar o jeito de jogar que apresentou contra os franceses. O Real jogou com coração, intensidade e bastante organização e este ultimo ingrediente foi fator determinante. Os jogadores apresentavam um futebol confiante, pois sabiam onde se postar no gramado tanto na defesa quanto no ataque.

Os madridistas tem sua maior arma no banco de reservas, José Mourinho tem o equilíbrio ideal de um técnico muito bom com a prancheta e o jogo tático, mas também um excelente estrategista psicológico, um homem com muito caráter e que trouxe a este clube a seriedade que todos os setores da entidade mereciam rever, Mourinho mostrou ao presidente Florentino Perez que é estando mais presente que fará a diferença com seus jogadores e é sem obsessão pela décima, mas com trabalho firme é que os títulos virão, nesta temporada ou na próxima.

Marcelo Lobo
Fonte do Gráfico: AS.com

6 comentários:

  1. Meus palpite para as semi Real Madrid x Barcelona, Shalke04 x Chelsea...

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a coluna de hoje parceiro! Como disse anteriormente, e sempre vou estar batendo nessa tecla, o Real só passa de fase se jogar com humildade. Zé Mourinho é demais, ele sabe como fazer esse time do Real não jogar de salto alto, quando jogou de salto alto, tomou uma goleada do Barça. O segredo pro Real passar de fase (além de ser humilde) é Mourinho fazer uma tática para parar os wingers, Bale e Lennon, com jogadas de linha de fundo buscando o grandalhão Crouch no segundo pau ou o ex-madridista, Van der Vaart no primeiro pau.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Bom ler teu comentário, queria ver mais eles por aqui, obrigado, assim espero e que se repita o que aconteceu quando o Real jogou contra o Barça da última vez na UEFACL de 2001/2002 e passamos, lembra? foi o 9º trofél vencido pelos merengues, com um "golzinho fácil" do Zidane.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Como eu tinha comentado no post do jogo, concordo que o Mourinho é um excelente motivador. Isso é parte do sucesso nessa temporada... Acho que o pior momento foi ultrapassar as oitavas, pelo aspecto psicológico. Mourinho não vai deixar o oba-oba se instalar no vestiário, ele sabe que o jogo só está ganho ao apito final.
    Confio que passaremos!

    ResponderExcluir
  5. Verdade Arthur nesta temporada o Real mostrou desconcentração e algum salto alto em alguns momentos e foi punido por isso, acredito que na medida que a temporada vai se afunilando a equipe vai ganhando corpo.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Ciça é verdade, já sofremos bastante com as oitavas, agora finalmente isso é passado, obrigado pelos comentários sempre assíduos e pertinentes. Beijos e volte sempre!

    ResponderExcluir