sexta-feira, 16 de julho de 2010

Coluna do Crítico: O Começo (de novo)

A partir de hoje resolvi abrir este espaço no blog para falar de forma mais crítica, afinal essa é a premissa do blog. O Real Madrid está começando mais uma temporada e nada melhor do que iniciar junto com algumas observações logo de cara. Então vamos a elas:1279272091_extras_albumes_0O técnico José Mourinho será mesmo a melhor contratação do Real Madrid para esta temporada. Isso vale para qualquer reforço que o time ainda traga. A sua contribuição será efetiva e em vários aspectos do clube. A disciplina, dedicação e qualidade são suas marcas registradas por onde tenha passado. Hoje treinou o clube pela primeira vez, ainda que contando com poucos jogadores do plantel principal adotou o seu método sem nem uma hesitação. Abaixo transcreverei os pontos que o jornal Marca da Espanha levantou a respeito das regras básicas de disciplina que o técnico português adota sempre no clube que treina:

1. Aquele que chegar tarde não treina:
Mourinho quer pontualidade nos seus treinos. Não vai aceitar atrasos não justificados. Começa as 9:30 e aquele que chegar um minuto atrasado que nem se preocupe em entrar no campo de treino em Valdebebas. Trabalhara por sua conta própria.
2. O ônibus também não espera:
A pontualidade também tem que ser respeitada nas concentrações. O exemplo mais claro é o do ônibus da equipe: estará na porta do hotel e sairá na hora combinada. E não esperará ninguém. Aquele que não chegar a tempo que fique para trás.
3. O treinamento é de 90 minutos intensos:
Mourinho explicou aos seus jogadores ontem que todos os seus treinos duram 90 minutos, mas que o trabalho é sempre intenso. O português não insiste muito nos trabalhos físicos sem bola e a maior parte das sessões é com ela.
4. Os contundidos uma hora antes:
Os jogadores contundidos terão que chegar uma hora antes para uma avaliação médica para que Mourinho tenha certeza de que não estão em condições de treino, ou para avaliar se estão em condições. Mourinho não quer desfalques de última hora.
5. Os celulares no ônibus em silêncio:
O treinador permite que os jogadores levem seus celulares no ônibus sem problemas, desde que sempre em modo silencioso. E o mesmo vale para aparelhos de som, que cada um deve usar com fones.
Estes métodos para muitos podem parecer um tanto quanto exagerados, autoritários, porém não esqueçamos dos grandíssimos feitos que Mourinho alcançou agindo assim por todas as equipes que treinou. Ele usa de sua marca registrada, falar claro. Os jogadores desde o inicio sabem o que podem e o que não podem fazer, entregando assim em suas mãos a responsabilidade de cumprir os acordos. Estes exemplos acima são apenas alguns vazados para a imprensa, imagina-se que muitos outros devam existir.
Disciplina, essa era a palavra que faltava ao Real Madrid e apenas um comandante com nome e peso poderia aplicar certas regras sem rejeições por partes dos diretores e jogadores do clube. Ele deixou claro que está disposto a entrar em campo para treinar apenas 10 jogadores indiferentemente de seus nomes, desta maneira ele também transmite sua seriedade que aos poucos vai tomando conta de todo o clube. Nem os lesionados estão livres. Estes que não caiam na tentação de ausentassem além da conta como ocorreu com Manuel Pellegrini.
Os jogadores fecharam um acordo moral com Mourinho, algo que refletirá no futuro. Assim imaginamos o próximo Real Madrid de José Mourinho. As normas que o jornal Marca publicou são apenas reflexos das palavras que giraram em torno da primeira declaração de Mourinho como técnico: respeito e compromisso. Não tem como objetivo nada mais do que isso. E pelo que se vê ele é o primeiro a cumpri-las.
por Marcelo Lobo. Real Madrid Crítico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário