quarta-feira, 15 de julho de 2009

Raúl González Blanco

Muitos desentendidos que assistem aos jogos do Real Madrid C.F. e se perguntam: por que Raúl continua no Real? Todo grande clube tem um jogador símbolo. Um cara que nem sempre pode jogar bem, mas sempre dará sangue pelo seu time e seus companheiros. Este grande clube representa uma série de valores que devem sempre ser lembrados quando o jogador "de fora" entra em campo com esta camisa branca.

Tradição virou uma palavra banal no mundo do futebol. Paramos pouco para pensar no que ela é exatamente. Para o Real Madrid e seu capitão tradição é se dedicar a cada dia nos treinos, com muita vontade, continuamente durante quase 15 anos. Pense o quanto é difícil nos dias de hoje ter em sua equipe alguém por tanto tempo que decide ficar e honrar o escudo do clube mesmo depois de ganhar muitos títulos. Aqui no Brasil só tem dois: Rogério Ceni e Marcos. Aqui entre nós, é admirável ver eles nos jogos carregando esse título, mas sempre pensamos no fundo: "são goleiros". Para um goleiro permanecer em uma equipe é mais fácil, tem menos assédio, quebram mais recordes do que suas pernas, afinal nesta posição não costumam se machucar. Vejam bem, aqui não sou louco de desmerecer estes ícones do futebol brasileiro. No momento inclusive é nítida a falta de liderança que o São Paulo está demonstrando em suas partidas com a ausência de seu capitão. Marcos recuperou a regularidade que o levou a copa do mundo do Japão e Coréia em 2002, graças a sua competência e um gaucho bigodudo no comando da seleção que teve a coerente e acertada decisão de chamá-lo.

Voltando ao capitão madridista Raúl, sempre é questionado cada vez que chegam estrelas de primeira grandeza para, supostamente, tomar o seu lugar. Em uma recente entrevista ao site do jornal de maior circulação na Espanha, o Marca, o "7" deu algumas declarações a respeito do que me refiro nesta matéria.

Raúl disse que "durante 15 anos vem chegando vários jogadores com grande qualidade para disputar posição comigo, sigo me esforçando mais e mais a cada temporada." Se Raúl não sai do time não me venham os leigos acharem que é apenas porque ele "é o Raúl Madrid" e outras baboseiras mais que se escuta de pessoas insensatas e que costumam sempre resumir um jogador ao seu ultimo lance da partida. São pessoas que assistem a uma jogada e não conseguem ter a sensatez de esperar um pouco mais antes de comentar "que cara ruim".
"Durante 15 anos vem chegando vários jogadores com grande qualidade para disputar posição comigo, sigo me esforçando mais e mais a cada temporada."
Um jogador símbolo para uma grande equipe não é formado apenas pela sua coleção de qualidades estrelares, é feito por ações dentro e fora de campo, nos vestiários, nas divididas, na hora do pênalti decisivo, nas partidas que leva pelas suas seleções, em todos os momentos ele tem que pensar: "estou representando meu clube, que me trouxe até aqui. Sem ele não seria nada". Por isso que muitos grandes jogadores nunca chegarão as graças eternas de seus torcedores. Que bom, porque assim só os realmente merecedores terão a tarja de capitão e honrarão com demonstrações contínuas de amor genuíno seus clubes. É o que vejo em cada declaração de Raúl, em cada resposta. Ele é um exemplo daquilo que resume o espírito Madridista. Lutar sempre. Jogar futebol. Se esforçar a cada treino, respeitar o técnico. Aguentar com muita personalidade a pressão de não ser um jogador espetacular no meio de tantos outros. Seguir superando marcas como as de ser o maior goleador de UEFA CHAMPIONS LEAGUEs, um dos maiores goleadores de todos os tempos que vestiram a camisa do Real Madrid.

Agora acredito que apenas um único gesto resume a confiança que todos tem em sua liderança: quando muitos "Galácticos" entrarem no vestiário do Santiago Bernabéu nesta próxima temporada e aprenderem o que é o madridismo, bastará uma conversa, uma olhada para Raúl, "7" que todos entenderão que aqui quem é o grande é ele. Primeiro você terá que viver tudo que ele viveu e conquistou com essa camisa para ousar posar como o maior jogador desta equipe.

Este é um vídeo Top 10 dos melhores gols de Raúl.

Para a próxima temporada muitos estão especulando de quem sai para a entrada de tantos grandes jogadores, um eu tenho certeza que permanecerá na equipe titular por muitos anos.

Raúl "7"

Nenhum comentário:

Postar um comentário